quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Campanha Missionária 2016

Está disponível na Cúria Regional de Contagem, o material da Campanha Missionária 2016. Neste ano, como tema “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”, e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). 

O material que pode ser retirado gratuitamente por todas as paróquias inclui cartazes, marcadores de páginas com oração do Dia Mundial das Missões, DVD com testemunhos de ações missionárias em todo Brasil, envelopes para a Coleta Missionária, nos dias 22 e 23 de outubro e livros da Novena Missionária 2016.

O kit foi elaborado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), com colaboração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina). O material tem como objetivo sensibilizar e despertar vocações missionárias. 

Oração do Mês Missionário 2016

Pai de misericórdia, que criaste o mundo e o confiaste aos seres humanos.
Guia-nos com teu Espírito para que, como Igreja missionária de Jesus,
cuidemos da Casa Comum com responsabilidade.
Maria, Mãe Protetora, inspira-nos nessa missão. Amém.

Cartaz

O cartaz da Campanha Missionária 2016 mostra que em nossa Casa Comum, tudo está interligado. A arte destaca o tronco de uma árvore no formato de uma mão enraizada na terra. A mão, por sua vez, representa cuidado e proteção, bem como, a participação humana na obra da criação. A ideia é realçada pelas cinco folhas da árvore contendo cenários de cuidado nos cinco continentes. As cores missionárias estampadas no caule das folhas recordam a dimensão universal da missão.


 Orações dos fiéis
As orações dos fiéis para os cinco domingos de outubro incluem um comentário inicial e a Oração da Campanha. As orações encontram-se disponíveis em PDF e podem ser projetadas através de aparelho multimídia para que a comunidade, reunida em celebração, acompanhe e reze em sintonia com a temática da Campanha Missionária. Além disso, serão inseridas em alguns Folhetos Litúrgicos.



Novena

Com 60 páginas de conteúdo, para cada dia, o livrinho da Novena Missionária apresenta: 1) breve leitura da realidade; 2) testemunhos missionários; 3) iluminação desde a Palavra de Deus; 4) reflexões; 5) orações; e 6) convite ao compromisso. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, grupos de rua, nas casas de família, nas comunidades ou escolas.


Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões

Em suas páginas centrais o livrinho da Novena traz a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões que este ano tem como título “Igreja missionária, testemunha de misericórdia”. “O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que a Igreja está vivendo, proporciona uma luz particular também ao Dia Mundial das Missões de 2016: convida-nos a olhar a missão ad gentes como uma grande, imensa obra de misericórdia quer espiritual quer material”, diz o papa.


 Marcadores de página

Este ano foram confeccionadas seis versões de marcadores de página com a Oração da Campanha Missionária. Estes apresentam as imagens dos fundadores das quatro Obras Pontifícias: Venerável Paulina Jaricot, dom Carlos Forbin-Janson, Joana Bogard e o Bem-aventurado Paolo Manna. O Bem-aventurado Charles de Foucauld e o cartaz da Campanha completam a série.


Envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões

O envelope deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita nas celebrações do penúltimo final de semana de outubro (este ano, dias 22 e 23). As ofertas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

                              
DVD

A Novena vem acompanhada do DVD, com destaque para os testemunhos missionários na missão de cuidar da Casa Comum. Sugerimos inserir o DVD no roteiro da Novena, assistindo às narrativas do vídeo, conforme indicado no livrinho. Pode também ser utilizado em homilias dominicais, reuniões das pastorais, conselhos paróquias e comunitários, grupos e movimentos, e até mesmo nos encontros de oração.

Mês Missionário

O Mês Missionário tem sua origem no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro, este ano, dia 23). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandado de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações. Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo.

Como chega o dinheiro das ofertas às Missões?

1. No mês de outubro, em especial no Dia Mundial das Missões, as comunidades e paróquias recebem dos cristãos as ofertas por meio da Coleta para as missões.

2. Essas ofertas são enviadas para as dioceses que recolhem toda a arrecadação de suas comunidades e paróquias.

3. Até o final do ano ou no máximo até o mês de fevereiro, as dioceses repassam o valor total das ofertas para a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF).

4. No mês de março, a direção nacional das POM comunica à Congregação para a Propagação da Fé, em Roma, o valor arrecadado. Reserva uma pequena parte para a animação missionária e para a administração nacional.

5. A direção nacional das POM repassa os valores para o Fundo Mundial de Caridade em Roma, e na Assembleia Geral, no mês de maio, avalia, aprova e destina os recursos para os Projetos nos cinco continentes. Os principais projetos são:
- Trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização;
- Formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as);
- Manutenção de missionários e igrejas em terras de missão;
- Meios de comunicação social e de transportes;
- Apoio e ajuda a centros de educação e saúde, casas de portadores de deficiências físicas;
- Construções de capelas, igrejas, seminários e hospitais;
- Casas para idosos, orfanatos, creches, centros de reeducação social e dependentes químicos;
- Subsídios de urgências em situações de desastres e calamidades públicas.
São centenas de projetos que beneficiam milhares de pessoas ligadas a instituições mantidas nos países mais pobres do mundo.

6. Por fim, os destinatários prestam contas do uso do dinheiro recebido com documentos e testemunhos de gratidão.


Com informações: pom.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário