terça-feira, 22 de novembro de 2016

Conselho Presbiteral discute ações para 2017


O Conselho Presbiteral da Região Nossa Senhora Aparecida, formado pelos vigários forâneos e pelo Vigário Episcopal, discutiu o planejamento de ações pastorais e formações para 2017. Essa foi a última reunião do grupo neste ano, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 22, na Cúria Regional de Contagem (avenida Babita Camargos, 1083, bairro Industrial).

Um dos assuntos destacados na agenda foi o Plano de Ação Pastoral para a Região, que está em fase de elaboração. O grupo aguarda os direcionamentos da Arquidiocese de Belo Horizonte para dar prosseguimento ao documento, que norteará as práticas pastorais e de formação para os próximos anos. 

Outra pauta do Conselho Episcopal foi a nomeação de um vigário para tratar de assuntos específicos da região do Vale do Paraopeba, que inclui as cidades de Moeda, Piedade dos Gerais, Piedade do Paraopeba, Belo Vale e outras pertencentes à Rensa. " A presença de um responsável por cuidar das particularidades do Vale do Paraopeba vai ajudar a região caminhar ainda mais em unidade", defendeu o Vigário Episcopal, padre Jerzy Wydrych.

Padre Eduardo Lopes, representante do Clero no colegiado, apresentou as propostas de ações para 2017, que prevê formações, momentos de espiritualidade e de convivência para os sacerdotes. Para o padre, tais atividades têm como objetivo consolidar ainda mais a Pastoral Presbiteral na região.

O Conselho Presbiteral da Rensa volta a se reunir em fevereiro de 2017, já com os vigários forâneos que atuarão no próximo triênio (2017-2019), antes, o grupo poderá se encontrar novamente para construir o Plano Pastoral da Região, porém junto com o Conselho Pastoral, formado pela coordenação das pastorais e movimentos da Rensa.

Participaram da reunião:

Padre Evandro Batista, vigário na Forania São Gonçalo; 
Padre Carlos Leroy, vigário na Forania nossa Senhora da Glória; 
Frei Inácio José, vigário na Forania Nossa Senhora das Graças; 
Padre José José Antônio, suplente na forania São Paulo da Cruz; 
Padre Silvério Siqueira, vigário na Forania São Paulo da Cruz; 
Padre Jean Carlos, vigário na Forania Nossa Senhora do Sagrado Coração; 
Padre Osvaldo Ferreira, Forania Nossa Senhora do Sagrado Coração; 
Padre Glayson Dias, vigário na Forania Nossa Senhora da Conceição; 
Padre Fernando Silva, suplente na forania Cristo, Luz dos Povos; 
Padre Eduardo Pedro Lopes, representante do Clero na Rensa; 
Padre Felipe Mendes Santiago, vigário na Forania São Caetano, 
Padre Lino Elias, suplente na forania Senhor do Bonfim; 
Padre Jerzy Wydrych, vigário episcopal na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa)



Nenhum comentário:

Postar um comentário