quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Festa de São Paulo da Cruz


O Santuário São Paulo da Cruz celebrou seu padroeiro dos dias 10 a 19 de outubro. A programação incluiu missas, adorações e a novena com reflexões sobre a caminhada de fé e evangelização do fundador da Congregação dos Missionários Passionistas. 

Para encerramento, no dia 19/10,  foi celebrada Missa Solene, às 19h, seguida de procissão pelas ruas do Barreiro. A celebração foi presidida pelo pároco, padre Alex Favarato.

O padroeiro

São da Cruz, cujo nome era Paulo Francisco, nasceu em Ovada, região norte da Itália, no dia 03 de janeiro de 1694. Seu pai era um dedicado comerciante que viajava muito. Desde a infância ele acostumou a acompanhar o pai nessas viagens, depois também para ajudá-lo nos negócios.

Desde pequeno, Paulo se entregava a exercícios de oração e penitência e à leitura da vida dos santos, encantando-se, especialmente, com a espiritualidade dos eremitas. Gostava ir à igreja para rezar o terço. Essa rotina floresceu e fez crescer sua vocação. Aos dezenove anos decide-se pela vida religiosa.

Viveu como no isolamento por muitos anos. Somente nos fins de semana ia até a cidade, onde pregava e enaltecia a paixão do Senhor. Assim, amadurecia em seu coração um projeto de uma comunidade religiosa. Inspirado pelo Espírito Santo, Paulo inicia uma nova obra missionária, que teria Jesus Cristo Crucificado como centro, chamados de Padres Passionistas.

Idoso e doente, quando foi desenganado pelos médicos, Paulo da Cruz, mandou pedir a bênção do Papa Pio VI. O pontífice o convidou para ir até Roma, onde ele ainda viveu três anos. Morreu com 81 anos de idade. 

Fotos da novena do padroeiro, São Paulo da Cruz podem ser conferidas no facebook do Santuário: www.facebook.com/santuariosaopaulodacruzbh

Foto: Pascom Santuário São Paulo da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário