segunda-feira, 28 de março de 2016

Semana Santa: Paróquias partilham momentos marcantes

Semana Santa é o período em que os cristãos são chamados a viver, em comunidade e com mais intensidade, o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus e fazer deste tempo uma fase de amadurecimento e renovação da fé. A Pastoral da Comunicação de paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida enviaram fotos e relatos da Semana Santa em suas comunidades de fé. Acompanhe:

Paróquia Cristo Rei


O empenho do pároco padre Geovane Marques foi destacado por Júlio Sérgio, coordandor da Pascom na Paróquia Cristo Rei, em Contagem. "Com muito carinho e dedicação, nosso Pároco Pe Geovane Marques, conduziu as Celebrações da Semana Santa 2016, na Paróquia Cristo Rei no Bairro Amazona, em Contagem", disse.


Nossa Senhora Aparecida e São Miguel



"A Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Miguel, no bairro Duval de Barros, em Contagem, vivenciou a Semana Santa com muita fé, devoção e espiritualidade. Entre as celebrações mais esperada estava a Santa Missa do Lava-Pés e a tradicional encenação da Paixão e Morte de Cristo", lembrou Geraldo Luciano, membro do Conselho Administrativo Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Miguel.



São José e São Gabriel


Três ônibus saíram da Matriz da paróquia São José e São Gabriel para a Missa da Unidade, na manhã da Quinta-Feira Santa, 24 de março. Foi um momento de verdadeira unidade entre as centenas de  leigos da paróquia e com todas as comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte. Os catequistas e o pároco, para Jerzy Wydrych,  foram grandes motivadores na ida dos fiéis ao ginásio.


Jesus Ressuscitado


 A Semana Santa da paróquia Jesus Ressuscitado, no bairro Lindeia, em Belo Horizonte, em 2016 foi tão especial quanto ao Ano da Misericórdia. Abrimos a programação com a benção dos ramos e a procissão entre as comunidades da paróquia seguida da Santa Missa.

Na segunda-feira, 23 de março, foi realizada a Celebração Penitencial nas três comunidades da paróquia. Na terça-feira, encerramento da Via Sagra com gesto concreto de doações para Lar dos Idosos, situado na nossa paróquia.

Quarta-feira aconteceu a Procissão do Encontro, com a imagem do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, seguida de reflexão. Na Quinta-Feira Santa a paróquia marcou na presença na Missa da Unidade, no mineirinho. Durante a noite foi realizada a missa da Ceia do Senhor, onde acontece a cerimônia do lava pés. Esse ano foi lavado os pés das crianças que estão sendo preparadas para receber a primeira eucaristia.
Sexta-Feira Santa, dia da Paixão e Morte do Senhor, pela manhã, foi feita a Via-Sacra da catequese com os adolescentes da perseverança. A noite aconteceu o Teatro Paixão e Morte do Senhor Jesus. A encenação foi feita pelos jovens da Paróquia Jesus Ressuscitado. Em seguida Procissão do Senhor Morto até a Comunidade Jesus Ressuscitado. 
Encerrando nossa semana santa, no sábado foi a vez da Vigília Pascal, que iniciou com a benção do fogo e em seguida, os paroquianos saíram em procissão luminosa até a matriz onde ouve a benção da pia batismal e batizados na mesma noite.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário