sábado, 21 de maio de 2016

Diretório Pastoral Litúrgico Sacramental é estudado

Criar sintonia nos trabalhos pastorais e ações litúrgicas entre as paróquias, oferecer orientação e direcionamento nas ações evangelizadoras. Esses são objetivos do Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental, que teve sua nova edição lançada e estudada na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa). A atividade aconteceu neste sábado, 21, de 8h às 16h, na cúria regional da Rensa, em Contagem. Cerca de cem pessoas participaram do lançamento. O evento foi promovido em parceria com a Comissão de Arquidiocesana de Liturgia.

 O lançamento do novo Diretório teve início com a oração da Liturgia das Horas, também conhecida como Ofício Divino. Conduzidos por assessores da CAL, os participantes entoaram cantos e acompanharam leituras bíblicas. De acordo com Lorena Alves, uma das organizadoras da atividade, o objetivo da oração no início do encontro foi promover um momento de prática litúrgica antes do estudo do Diretório. " O processo litúrgico nunca parte da teoria, mas de uma experiência pessoal. Por isso começamos com Ofício Divino que é um dos temas do Diretório", explicou.
  
Após o momento de prece, Lorena fez uma contextualização histórica da Liturgia até sua vivência na atualidade. Em seguida os participantes fizeram estudos dos capítulos do Diretório, divididos por grupos, e apresentaram para a assembleia suas dúvidas e entendimentos sobre o documento atualizado. 

A assessora da CAL tirou dúvidas e falou sobre os direcionamentos do documento. As orientações sobre preparação para o batismo, sobre os cânticos litúrgicos e sobre os ambientes das celebrações também foram explicadas por Lorena.  Outros assuntos abordados foram as fundamentações bíblico-teológicas na questão dos sacramentos da crisma e primeira eucaristia. 
 
Para facilitar o acompanhamento dos estudos, todos os participantes receberam gratuitamente um exemplar do Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental.

Vigário Episcopal na Rensa, padre Jerzy Wydrych, aconselhou os participantes a continuarem os estudos em suas paróquias para que as orientações do Diretório sejam efetivadas nas comunidades de fé e contribuam para a aproximação do leigo com o Evangelho. "Esse é o primeiro passo. Peço que todos, após esse momento de formação, sejam proativos e não fiquem parados, no sentido de buscar que os direcionamentos aconteçam em suas paróquias", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário