domingo, 18 de setembro de 2016

Membros da Pascom participam de formação sobre Vídeos para Web


Agentes da Pastoral da Comunicação de paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) participaram do curso Vídeos para Web: produção e edição, no sábado, 17. A formação aconteceu no Santuário São Paulo da Cruz, no Barreiro, e foi ministrada pelo jornalista e produtor de TV Vinícius Rangel. Também no encontro, membros da Pascom na paróquia Cristo Redentor demostraram o trabalho desenvolvido com os vídeos para evangelização.

O ensino sobre Vídeos para Web abordou as técnicas necessárias para escolher bem o que filmar, as melhores formas de capitar boas imagens, os tipos de equipamento que podem ser utilizados e o que o agente da Pascom precisa estar atento antes de iniciar as gravações. O jornalista Vinícius Rangel contou ainda um pouco de sua experiência com o trabalho junto à Pascom paroquial na evangelização por meio dos vídeos. Ele também deu dicas de programas para a edição das gravações.

Formação foi conduzida pelo jornalista Vinícius Rangel
Para o jornalista, a inserção dos vídeos nos trabalhos da Pascom deve ser ampliada. “O consumo de vídeo pela internet tem sido cada vez maior e esse recurso precisa ser mais explorado em nossas comunidades de fé, por meio do trabalho da Pastoral da Comunicação”, disse.

Após o ensino, membros da Pascom na paróquia Cristo Redentor, demonstraram como está sendo o trabalho de evangelização por meio dos vídeos. Atualmente eles fazem transmissões de testemunhos e de pequenos trechos das celebrações. Em atividades de maior porte, além de gravar, eles fazem a produção de DVDs para ser comercializados nas comunidades de fé. “Com essa verba conseguimos comprar nossos equipamentos para o trabalho pastoral e investimos no crescimento da Pascom na paróquia”, explicou Hemerson Luiz de Morais, jornalista e um dos membros da Pascom Cristo Redentor.

Para Bernardo Gosaric, um dos membros da Pascom no Santuário São Paulo da Cruz, paróquia que acolheu o encontro, a formação não só ajudou na formação teórica, mas foi um espaço para promover a integração entre as paróquias. “Esse é um momento muito importante para trabalhar a unidade, fazer com a distância física entre as paróquias que compõem a região diminua. A formação nos auxilia não apenas na questão técnica, mas, na teórica, de como trabalhar certas necessidades que as pastorais vão enfrentar no seu cotidiano e na hora de comunicar o evangelho”, pontuou.

Os participantes do encontro fizeram uma avaliação do curso e sugeriram novas temáticas para ser trabalhadas nas próximas formações na Rensa. “Vídeos para Web: produção e edição” foi o terceiro encontro regional da Pascom na Rensa em 2016. Em março, os agentes da Pascom participaram da oficina sobre Redes Sociais e em junho foi a vez da formação sobre Fotografia e Liturgia. Para novembro está prevista uma nova atividade, dessa vez como tema Produção de Conteúdos, com foco na produção de textos para impressos, rádio, TV e web.

Jornalista deu dicas de programas para edição de vídeos

Pascom da paróquia Cristo Redentor falou do trabalho com vídeos




Nenhum comentário:

Postar um comentário