quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Papa Francisco divulga tema para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017


Foi divulgado nesta quinta-feira, 29, o tema do Dia Mundial das Comunicações 2017: "Não tenhas medo, que Eu estou contigo" (Is 43,5). Comunicar esperança e confiança no nosso tempo. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco, na cidade do Vaticano.

O Pontífice publicará a mensagem para Dia Mundial das Comunicações Sociais na véspera da festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, celebrado em 24 de janeiro.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é comemorado no domingo que antecede a solenidade de Pentecostes. Em 2017 será no dia 4 de junho. 


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Campanha Missionária 2016

Está disponível na Cúria Regional de Contagem, o material da Campanha Missionária 2016. Neste ano, como tema “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”, e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). 

O material que pode ser retirado gratuitamente por todas as paróquias inclui cartazes, marcadores de páginas com oração do Dia Mundial das Missões, DVD com testemunhos de ações missionárias em todo Brasil, envelopes para a Coleta Missionária, nos dias 22 e 23 de outubro e livros da Novena Missionária 2016.

O kit foi elaborado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), com colaboração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina). O material tem como objetivo sensibilizar e despertar vocações missionárias. 

Oração do Mês Missionário 2016

Pai de misericórdia, que criaste o mundo e o confiaste aos seres humanos.
Guia-nos com teu Espírito para que, como Igreja missionária de Jesus,
cuidemos da Casa Comum com responsabilidade.
Maria, Mãe Protetora, inspira-nos nessa missão. Amém.

Cartaz

O cartaz da Campanha Missionária 2016 mostra que em nossa Casa Comum, tudo está interligado. A arte destaca o tronco de uma árvore no formato de uma mão enraizada na terra. A mão, por sua vez, representa cuidado e proteção, bem como, a participação humana na obra da criação. A ideia é realçada pelas cinco folhas da árvore contendo cenários de cuidado nos cinco continentes. As cores missionárias estampadas no caule das folhas recordam a dimensão universal da missão.


 Orações dos fiéis
As orações dos fiéis para os cinco domingos de outubro incluem um comentário inicial e a Oração da Campanha. As orações encontram-se disponíveis em PDF e podem ser projetadas através de aparelho multimídia para que a comunidade, reunida em celebração, acompanhe e reze em sintonia com a temática da Campanha Missionária. Além disso, serão inseridas em alguns Folhetos Litúrgicos.



Novena

Com 60 páginas de conteúdo, para cada dia, o livrinho da Novena Missionária apresenta: 1) breve leitura da realidade; 2) testemunhos missionários; 3) iluminação desde a Palavra de Deus; 4) reflexões; 5) orações; e 6) convite ao compromisso. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, grupos de rua, nas casas de família, nas comunidades ou escolas.


Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões

Em suas páginas centrais o livrinho da Novena traz a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões que este ano tem como título “Igreja missionária, testemunha de misericórdia”. “O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que a Igreja está vivendo, proporciona uma luz particular também ao Dia Mundial das Missões de 2016: convida-nos a olhar a missão ad gentes como uma grande, imensa obra de misericórdia quer espiritual quer material”, diz o papa.


 Marcadores de página

Este ano foram confeccionadas seis versões de marcadores de página com a Oração da Campanha Missionária. Estes apresentam as imagens dos fundadores das quatro Obras Pontifícias: Venerável Paulina Jaricot, dom Carlos Forbin-Janson, Joana Bogard e o Bem-aventurado Paolo Manna. O Bem-aventurado Charles de Foucauld e o cartaz da Campanha completam a série.


Envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões

O envelope deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita nas celebrações do penúltimo final de semana de outubro (este ano, dias 22 e 23). As ofertas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

                              
DVD

A Novena vem acompanhada do DVD, com destaque para os testemunhos missionários na missão de cuidar da Casa Comum. Sugerimos inserir o DVD no roteiro da Novena, assistindo às narrativas do vídeo, conforme indicado no livrinho. Pode também ser utilizado em homilias dominicais, reuniões das pastorais, conselhos paróquias e comunitários, grupos e movimentos, e até mesmo nos encontros de oração.

Mês Missionário

O Mês Missionário tem sua origem no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro, este ano, dia 23). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandado de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações. Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo.

Como chega o dinheiro das ofertas às Missões?

1. No mês de outubro, em especial no Dia Mundial das Missões, as comunidades e paróquias recebem dos cristãos as ofertas por meio da Coleta para as missões.

2. Essas ofertas são enviadas para as dioceses que recolhem toda a arrecadação de suas comunidades e paróquias.

3. Até o final do ano ou no máximo até o mês de fevereiro, as dioceses repassam o valor total das ofertas para a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF).

4. No mês de março, a direção nacional das POM comunica à Congregação para a Propagação da Fé, em Roma, o valor arrecadado. Reserva uma pequena parte para a animação missionária e para a administração nacional.

5. A direção nacional das POM repassa os valores para o Fundo Mundial de Caridade em Roma, e na Assembleia Geral, no mês de maio, avalia, aprova e destina os recursos para os Projetos nos cinco continentes. Os principais projetos são:
- Trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização;
- Formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as);
- Manutenção de missionários e igrejas em terras de missão;
- Meios de comunicação social e de transportes;
- Apoio e ajuda a centros de educação e saúde, casas de portadores de deficiências físicas;
- Construções de capelas, igrejas, seminários e hospitais;
- Casas para idosos, orfanatos, creches, centros de reeducação social e dependentes químicos;
- Subsídios de urgências em situações de desastres e calamidades públicas.
São centenas de projetos que beneficiam milhares de pessoas ligadas a instituições mantidas nos países mais pobres do mundo.

6. Por fim, os destinatários prestam contas do uso do dinheiro recebido com documentos e testemunhos de gratidão.


Com informações: pom.org.br

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Juventude participa de assembleia em preparação para 5ª APD


Durante um encontro organizado pelo Secretariado Arquidiocesano da Juventude (SAJ), o Observatório da Evangelização e o Nesp - Núcleo de Estudos Sociopolíticos, domingo, dia 25, na PUC Minas Coração Eucarístico, um grupo de jovens representando as Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte, movimentos e expressões juvenis, refletiram sobre a 5ª Assembleia do Povo de Deus (APD). A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida contou com a representação de quinze participantes.

Dom João Justino, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para as juventudes, religiosos, professores da PUC Minas e leigos também acompanharam o evento.

O encontro teve como objetivo refletir a caminhada da juventude na Arquidiocese de BH, e refletir as propostas para a 5ª APD que nortearão a caminhada dos jovens nos próximos quatro anos (2017-2020).

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Rensa realiza encontro para secretários e secretárias paroquiais

Secretários e secretárias paroquiais participaram de uma manhã de formação e confraternização na Cúria da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), em Contagem, na manhã desta segunda-feira, 26. O encontro contou com momento de formação, conduzido pelo padre e psicólogo Magno José Raimundo Murta, da Arquidiocese de Mariana, partilha, e confraternização. Mais de cinquenta pessoas estiveram presentes.

A oração inicial foi conduzida pelo vigário episcopal, padre Jerzy Wydrych, que agradeceu o empenho de cada secretário e secretária em participar do encontro. Ele também reconheceu a importância do serviço oferecido pelas secretarias paroquiais, não só nas questões burocráticas e administrativas da Igreja, mas como um trabalho de acolhida. “Muitas pessoas têm seu primeiro contato com a Igreja pelas secretarias paroquiais. Nesse sentido eles (os secretários (as)) desenvolvem um papel essencialmente missionário e pastoral à medida que trabalham com amor e recebem as pessoas com um sorriso e um gesto de acolhimento”, disse o vigário.

Após a saudação e oração inicial, padre Mango conduziu uma dinâmica sobre a importância de reconhecer as qualidades alheias e receber positivamente as críticas. “Quando o outro aponto nossos defeitos é um alerta para que possamos melhorar”. Ele também advertiu sobre o empenho em fazer o bem, acima da necessidade de elogios. “Cuidado com os bajuladores, muito mais do que ganhar condecorações precisamos ser merecedores delas”, alertou.

A formação de padre Magno abordou questões sobre relacionamento interpessoal, autoconhecimento, vivência da espiritualidade e sobre características essenciais para exercer um bom trabalho nas secretarias das paróquias. “Que nós possamos ter no nosso serviço paroquial os ouvidos de Maria e as mãos de Marta, para ouvir e fazer aquilo que Jesus diz”, aconselhou o sacerdote e psicólogo em analogia à postura de Maria, mãe de Jesus, e de Marta descrita no Evangelho de Lucas (Lc. 10, 40-42).

Após a formação, os participantes partilharam suas experiências no dia a dia da secretaria paroquial e fizeram perguntas sobre os novos direcionamentos da Igreja nas questões do matrimônio, batismo, entre outros.

Para o secretário Carlos Welbert Moreira, que trabalha há cinco anos na paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Betim, a manhã foi positiva. “O encontro foi maravilhoso. Adquiri muito conhecimento e percebi como é o trabalho nas outras paróquias”, avaliou.

Luzia Aparecida da Costa Mendes, secretária há oito anos na paróquia Santa Cruz e São Geraldo, em Crucilândia, já participou da atividade em outros anos e disse que estar nesses encontros é uma forma de renovar os conhecimentos. “Eu gosto de participar porque precisamos estar sempre informadas e atualizadas. Apesar dos anos de experiência e de eu saber muita coisa que foi falada, foi muito bom estar aqui”, ponderou Luzia.


Um almoço foi servido no encerramento do encontro e todos os participantes receberam gratuitamente um guia prático para formação de secretários (as) paroquiais. 

Para o próximo ano, eles sugeriram que a região promova encontros de espiritualidade para quem trabalha nas secretarias. 


Veja todas as fotos do encontro em: facebook.com/rensa.bh


Peregrinação Rensa: paróquias podem fazer cadastro de caravanas


Paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida podem fazer o cadastro das caravanas para a Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. A manhã de oração será no dia 1º de outubro, sábado, de 9h às 12h. Para fazer o registro das caravanas, basta ligar no telefone da Cúria Regional de Contagem (31) 3333-8553 - de 13h às 18h, ou enviar e-mail para rensa@arquidiocesebh.org.br

Neste ano, a novidade é um momento de catequese com o tema do ato de fé: Salve Maria, a Mãe da Misericórdia. A formação será Igreja Nova das Romarias, onde os fiéis também participarão do ofício cantado à Nossa Senhora. O encerramento será com a celebração da Santa Missa, pelos padres da região. 

O tema da peregrinação faz referência ao tratamento de Papa Francisco à Maria na Bula do Ano da Misericórdia. “O pensamento volta-se agora para a Mãe da Misericórdia. A doçura do seu olhar nos acompanhe neste Ano Santo, para podermos todos nós redescobrir a alegria da ternura de Deus”, cita o santo padre em um dos trechos do documento.

Confira a programação:

8h30 – Chegada dos peregrinos ao Santuário Nossa Senhora da Piedade
9h – Acolhida na Igreja Nova das Romarias;
9h30 às 10h – Catequese – Tema: “Maria, a Mãe da Misericórdia”;
10h – Ofício de Nossa Senhora (cantado);
10h30 – Intervalo para lanche;
11h às 12h – Missa de encerramento seguida de bênção de envio.

domingo, 25 de setembro de 2016

5ª APD: dom Joaquim Mol preside assembleia do Vicariato para a Comunicação e Cultura

Alguns representantes da Rensa no encontro

 Em preparação para a 5ª Assembleia do Povo de Deus (APD),colaboradores dos segmentos de comunicação e cultura da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniram em assembleia presidida pelo bispo auxiliar dom Joaquim Mol, vigário especial para a Comunicação e Cultura e reitor da PUC Minas,  sábado, dia 24 de setembro, na PUC Coração Eucarístico.

Em mensagem enviada à Assembleia, dom Walmor destacou os motivos para a realização de uma Assembleia durante os processos que envolvem a 5ª APD, principalmente por ser a primeira no âmbito da comunicação e da cultura, uma forma de agregar as duas vertentes no mesmo ideal. “Estamos reunidos, com tantos profissionais da comunicação, para colocar em comum os muitos sentidos da cultura.” Afirmou.

Dom Mol reiterou as declarações do Arcebispo, ressaltando que todos foram convocados a participar dessa primeira assembleia do Vicariato Especial para a Comunicação e Cultura (VECC),   por uma razão profunda: a fé. “Nós somos igreja na medida em que de fato nos constituímos como assembleia - esta, específica do VECC”.

O bispo iniciou os trabalhos agradecendo aos integrantes do Encontro de Casais em Cristo da Paróquia dos Sagrados Corações, que organizaram toda a acolhida aos participantes do evento, com alegria e calor humano. Destacou o desejo do grupo de servir bem, "uma das marcas mais bonitas de Jesus" - e acrescentou - “e serviu de maneira perfeita”.  No agradecimento ao violeiro Chico Lobo - cantor e compositor- pela bonita apresentação que antecedeu ao evento, dom Mol, lembrou serem os dons dádivas de Deus, e que encontrar a forma de desenvolvê-los é produzir cultura e comunicação.

Nessa Assembleia, o segmento da cultura foi representado por pessoas que atuam no Memorial Arquidiocesano, na Pastoral da Cultura, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, e a comunicação, pela Rádio América, TV Horizonte, Web, Assessoria de Comunicação e Marketing e Pascom, além das pessoas que trabalham em outros meios comunicação presentes na Arquidiocese. “Temos neste auditório uma diversidade muito importante, um auditório marcado pela reunião das pessoas que representam, de fato, os seguimentos que aqui devem estar” – disse o bispo.  

"Foram envolvidos nos trabalhos todos aqueles que contribuem com essa grande rede de comunicação, desde os que se ocupam do cuidado com a casa, aos técnicos, até os dirigentes do setor, representados pelo Conselho do VECC". Segundo dom Mol, essa reunião de todos é que de fato revela um corpo. “E como igreja, não queremos ser corpos mutilados, sem partes, mas corpos inteiros e, por isso, precisamos, não só pela retórica, pelo discurso, mas, de fato, reconhecer o valor fundamental do trabalho de cada um, ainda que muitas dessas pessoas não tenham a voz propagadas pelas ondas do rádio, ou a imagem exibida pela TV e pela internet”. 

Após ouvirem a preleção do Vigário Especial Para a Comunicação e Cultura, os participantes da Assembleia dividiram-se em dois grandes grupos - organizados em equipes -, conforme sua área de atuação, com o objetivo de formularem propostas para a elaboração de projetos na 5ª APD. Cada equipe trabalhou suas proposições sob os pontos de vista da Espiritualidade Encarnada, da Inserção Social e da Vida Comunitária. O relatório final desse encontro, com as sugestões aprovadas pela Assembleia do VECC, será apresentado nos próximos dias.

O papel da cultura e da comunicação na Igreja particular de Belo Horizonte

Sobre a cultura, dom Mol disse que ela pode ser entendida como apuro do conhecimento,  como um modo de ser e de expressar,  “mas o significado que mais me marca interiormente é o  menos explicitado: é que a cultura “mexe”, no fundo, não tanto com as expressões ditas, mas com o sentido ou com os  sentidos”.  Lamentou a prática da cultura da morte por aqueles que fazem da morte o sentido do seu viver e exemplificou: “quem pode ser identificado por contribuir com a cultura da guerra, da violência, do descartável são aqueles que fizeram do sentido de sua vida a promoção do descartável, da guerra e da violência. Mas eu acho que essas situações nem deveriam ser chamadas de cultura. Tenho dificuldade de entender a palavra cultura associada a essas realidades de morte”. 

Para o bispo, o termo cultura deveria ser reservado para aqueles que colocam como sentido de suas vidas a construção da paz: a evangelização, as expressões artísticas, o cinema, a poesia etc. “Essas pessoas fazem da poesia, da evangelização, da educação, o sentido de seu viver. O que elas põem para fora, é o resultado cultural de que nós precisamos. Já a comunicação, tem seus diversos meios que informam, fazem chegar, formam opinião, mas, sobretudo, põe em comum os muitos sentidos da vida. Tudo isso é precioso na comunicação, especificamente na comunicação que desejamos praticar na Igreja particular de Belo Horizonte".

Fonte: Arquidiocese BH

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Apostolado da Sagrada Face visita e celebra na nova Catedral


Membros do Apostolado da Sagrada Face participaram de visita ao terreno onde está sendo construída a Catedral Cristo Rei e participaram de Celebração Eucarística na Tenda da Catedral no dia 14 deste mês.  Padre Carlos Leroy, um dos vigários episcopais na Região Nossa Senhora Aparecida e diretor espiritual do Apostolado na Arquidiocese de Belo Horizonte acompanhou o grupo.

De acordo com o diretor espiritual, padre Carlos Leroy, a visita fez parte das comemorações do Jubileu da Misericórdia do Apostolado da Sagrada Face da Arquidiocese. Cerca de 180 pessoas participaram da atividade. "Esse foi um momento de unidade do Apostolado da Sagrada Face, que está se articulando para fazer sua caminhada arquidiocesana", disse Leroy.

Durante a celebração, foi refletido as temáticas "Cruz, Misericórdia e Perdão". A missa foi presidida pelos padres Lourival Felipe Soares e Carlos Leroy. Essa foi a primeira vez que o Apostolado participa de missa na tenda da Catedral Cristo Rei.

O Apostolado

O Apostolado da Sagrada Face é um movimento de intercessão e oração com o objetivo de divulgar a devoção à figura da Sagrada Face de Cristo. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, o grupo realiza visita aos doentes, levando a imagem da sagrada face e reúne-se para adorações e preces.


Com informações: Pascom Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Curso Nova Vida: jovens recebem certificado em celebração de Ação de Graças


Foram entregues os certificados para os participantes do curso Nova Vida, promovida pela Escola de Evangelização Santo André (EESA) na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa). A entrega foi durante uma celebração em Ação de Graças pelo curso, no domingo, 18 de setembro, na Cúria Regional de Contagem (avenida Babita Camargos, 1083, bairro Industrial). 

Confira como foi o Curso Nova Vida:
Santo André promove Curso Nova Vida na cúria da Rensa

Padres da Rensa participam de Assembleia Regional


Padres da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida participaram, da Assembleia Regional do Clero na terça-feira, 20. Os sacerdotes refletiram a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, sobre o amor na família, e as formas de trabalhar o documento em suas comunidades de fé. A reflexão foi conduzida pelo professor da PUC Minas, padre Manoel Godoy.  Os presbíteros também discutiram sobre os trabalhos pastorais em suas paróquias e fizeram uma avaliação das etapas da 5ª APD realizadas na região.

Professor da PUC Minas, padre Manoel Godoy conduziu reflexão
Godoy iniciou a reflexão apresentando para os padres a estrutura do documento e as inspirações para que o Papa Francisco o tenha criado. Ele também falou dos princípios defendidos pelo documento e propôs que cada pároco refletisse sobre a aplicabilidade desses princípios em suas comunidades. Uma das frases a Exortação destacada por Godoy diz respeito à misericórdia. “Convido os pastores a escutar, com carinho e serenidade, com o desejo sincero de entrar no coração do drama das pessoas e compreender o seu ponto de vista, para ajudá-las a viver melhor e reconhecer o seu lugar na Igreja” (AL 312), aponta o trecho do documento.

Para padre Adilson Lopes, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade do Paraopeba, o tema refletido na assembleia é relevante para o perfil da Igreja atual. “É um momento importante de discussão sobre a articulação e as maneiras de pensar a pastoral, com os desafios da sociedade moderna, sobretudo no que diz respeito às famílias”, defende. Ainda de acordo com o pároco, os assuntos abordados no documento Amoris Laetitia estão sendo trabalhos em sua comunidade, porém ainda há desafios. “Já temos discutido essa temática na paróquia e precisamos criar mais vez mais formas de despertar o interesse sobre esse tema entre as famílias, para unir nossos dons em favor dos que necessitam de apoio”, reflete o sacerdote.

Dom Walmor esteve na assembleia e ressaltou a importância do clero estar reunido nesses encontros regionais. De acordo com o bispo, essas agendas promovem a interação, a partilha fraterna e a reflexão sobre a caminhada pastoral. “A assembleia de cada região episcopal é de grande importância, exatamente porque tem a tarefa de articular nossa pastoral e nosso serviço evangelizador. O motivo de minha vinda foi compartilhar com os padres um pouco dos sentimentos vividos na missão. Que possamos continuar, com alegria, seguir neste caminho missionário”, disse Dom Walmor.

Também durante a assembleia, os sacerdotes fizeram um balanço das etapas da 5ª APD na região e apresentaram suas indicações para Vigário Forâneo no triênio 2017-2019, e para o Representante do Clero no mesmo período. As indicações foram encaminhadas para Dom Walmor e o novo Vigário Forâneo e Representante do Clero serão apresentados para iniciar os trabalhos no próximo ano.


A assembleia ocorre duas vezes ao ano e é um momento de formação, partilha e confraternização entre os padres da região.


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Região celebra 32ª Missa da Padroeira


A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida celebra a 32ª Missa da Padroeira, no dia 12 de outubro, a partir das 9h, na Praça da Cemig, em Contagem.  Neste ano, a celebração terá como tema "Salve Maria, a Mãe da Misericórdia".

Tradicional na região, a missa acontece desde 1984 e, a cada ano, reúne milhares de pessoas.Todas as 79 paróquias da região são convidadas para participarem desse momento de fé e devoção. 

O tema da celebração, "Salve Maria, a Mãe da Misericórdia", faz referência ao tratamento de Papa Francisco à Maria na Bula do Ano da Misericórdia. “O pensamento volta-se agora para a Mãe da Misericórdia. A doçura do seu olhar nos acompanhe neste Ano Santo, para podermos todos nós redescobrir a alegria da ternura de Deus”, cita o santo padre em um dos trechos do documento.

5ª APD: prorrogadas as inscrições para a Assembleia Arquidiocesana



As inscrições para a Assembleia Arquidiocesana, que integra a programação da 5ª APD, podem ser feitas até a próxima terça-feira, dia 27. A Assembleia Arquidiocesana será realizada no dia 15 de outubro, das 7h às 16h, no ginásio do Colégio Pio XII (Av. do Contorno, 8.902, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte).  

A Assembleia Arquidiocesana tem como objetivo votar as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte para o quadriênio 2017-2020. Participam o arcebispo e os bispos auxiliares, vigários, dois leigos de cada paróquia (escolhidos dentre membros do Conselho Pastoral Paroquial), coordenadores de pastorais, dentre outros representantes, especificados no Guia da APD.  

Devem participar, e se inscrever, todos os representantes das Paróquias da Arquidiocese indicados durante as Assembleias Paroquiais.  O processo de inscrição é simples e rápido. Basta preencher o formulário disponível nos sites da Arquidiocese de BH (www.arquidiocesebh.org.br) e do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral (http://www.arquidiocesebh.org.br/vicariato).  Mais informações pelo telefone 3269-3105.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Bispo auxiliar celebra abertura de novena em Ibirité


Dom Edson Oriolo, bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte, celebrou Missa pela abertura da Novena de São Miguel Arcanjo, Padroeiro na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Miguel, bairro Duval de Barros, na terça-feira, 20. 

Durante a homilia, dom Edson ressaltou a importância da comunidade se reunir para celebrar, em comunhão, o padroeiro São Miguel Arcanjo.

As celebrações da novena continuam diariamente até o dia 29.

Confira a programação:

20/9  - 19h30 - Missa e Novena
21/9 - 19h30- Missa e Novena 
22/9 - 19h30 - Missa e Novena
23/9 - 19h30 - Missa e Novena 
24/9 - 19h - Missa e Novena 
25/9 (domingo)  - Missa às 7h, 9h - 11h  | 19hs - Missa e Novena
26/9 - 19h30 - Missa e Novena
27/9 - 19h30 - Missa e Novena
28/9 - 19h30 - Missa e Novena. 
29/09 - Festa do Padroeiro São Miguel Arcanjo. 
19h30 - Missa solene, em seguida procissão luminosa de São Miguel pelas ruas do bairro.

A paróquia fica na Av. Cel. Durval de Barros, s/ bairro Duval de Barros, Ibirité. Mais informações pelo telefone (31) 3385-2001. Mais atividades da paróquia podem ser acompanhada pelo endereço facebook.com/nsaparecidaduval

Laboratório Litúrgico: Encontro regional oferece formação sobre espiritualidade nas celebrações


A Comissão Arquidiocesana da Liturgia (CAL) realizou no sábado, 17, o Laboratório Litúrgico na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida. A formação faz parte da programação do Encontro Regional de Liturgia da Rensa e aconteceu na Cúria Regional de Contagem, de 8h às 16h.

O encontro contou com momentos de espiritualidade e de prática litúrgica. No início, os participantes vivenciaram um momento de oração do Ofício Divino das Comunidades (Laudes) e, em seguida foram organizados três grupos para receberem formações sobre diferentes frentes de atuação litúrgicas, incluindo a música nas celebrações.

As formações do Encontro Regional de Liturgia abordou o tema da 5ª Assembleia do Povo de Deus – Igreja Missionária, Servidora da Palavra –, conforme explica Lorena Alves, da CAL. “Trabalhamos a temática da ministerialidade da Palavra, para caminhar em comunhão com a 5ª APD. Os participantes pensavam que a Palavra é a bíblia, assim como pensavam nos Ministros da Presidência Leiga como sendo os Ministros da Palavra. O primeiro objetivo era perceber que a Palavra é Jesus. Depois, que o Ministro da Palavra é aquele que ouve e serve a Palavra, ou seja, todo cristão”, explicou Lorena.

A espiritualidade na liturgia também foi outra temática trabalhada no encontro. O objetivo dessa abordagem foi combater a atuação meramente lógica nas celebrações, em detrimento de uma experiência pessoal com Cristo. “A experiência litúrgica têm se reduzido à racionalidade. Isso faz com que toda ela seja empobrecida. Refletimos sobre a espiritualidade dos sentidos e realizamos o laboratório litúrgico a partir de cortes rituais. O objetivo foi promover a vivência da Palavra na Liturgia em nossa integralidade: corpo, afetos, razão, desejo”, esclareceu a formadora da CAL, Lorena Alves.

Ao final do encontro, o Vigário Episcopal, padre Jerzy Wydrych conclamou aos participantes que convidem mais pessoas a participarem das formações litúrgicas para fortalecer a caminhada de fé das comunidades. “Esses encontros enriquecem o leigo em conhecimento e em espiritualidade. Não só quem participa, mas toda comunidade ao qual a pessoa está inserida, fica fortalecida na fé e passa a viver com mais consciência as celebrações”, disse o vigário. 


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Candidatos a prefeito de Betim participam de debate eleitoral

Os onze candidatos a prefeito de Betim foram convidados para um debate nesta quarta-feira, 21, às 19h, no Salão Santa Clara (avenida Edmeia Lazzarotti, bairro Angola, Betim – ao lado da Igreja São Francisco de Assis). 

Organizado pelo Vicariato para Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte, pela Articulação dos Movimentos Sociais de Betim e pela Conferência dos Religiosos de Betim, o encontro tem como objetivo apresentar as propostas de campanha dos concorrentes e promover um espaço de debate político na cidade.

Foram convidados para o debate os candidatos Beto do Depósito (PSDC), Dorinha (PSTU), Erasmo Carlos (PSC), Eutair Santos (PT), Fernando Mendonça (PSL), Ivair Nogueira (PMDB), Vittorio Medioli (PHS), Welinton Sapão (PPS), Wenceslau Moura (PSB), Wilson de Souza (PSOL) e Zulu (PCB).


Jovens continuam preparativos para Hallel e DNJ

Vigário Episcopal da Rensa, padre Jerzy Wydrych e  padre Glayson Dias participaram

A Pastoral da Juventude (PJ) da Rensa fez uma reunião para dar continuidade aos preparativos do Dia Nacional da Juventude 2016, que será junto com o Hallel Betim, no dia 13 de novembro, e para avaliar os trabalhos na região, bem como planejar o que será feito em 2017. O encontro foi no sábado, 17, de 14h às 16h, na Cúria Regional de Contagem (avenida Babita Camargos, 1083, bairro Industrial).

O Hallel Betim, que será celebrado junto com o Dia Nacional da Juventude, em 13 de novembro deste ano, terá orientação dos padres Glayson Dias dos Santos e do padre Renato Magno Souza. Além dos shows e apresentações culturais, o encontro terá espaço de formação voltado para todos os públicos.

As lideranças da PJ e outros movimentos para a Juventude que estiveram na reunião fizeram um diagnóstico dos pontos positivos e negativos das ações pastorais para a juventude na região e quais os mecanismos que poderão ser utilizados para melhor organizar a PJ. Os participantes perceberam que é necessário investir nos meios de comunicação entre os grupos de jovens paroquiais e demais movimentos que tem como foco a evangelização da juventude.

O grupo deliberou ainda que será feito um levantamento dos grupos de jovens, movimentos e pastorais para a juventude na região e, com base nas necessidades será traçado o planejamento de atividades para 2017.

Hallel – Som e Vida

Hallel é uma palavra de origem aramaica que significa “cântico de louvor a Deus”. Atualmente o Hallel é o maior evento de música católica da América Latina e sua trajetória teve início em 1988, em Franca, São Paulo.

No Brasil, o Hallel acontece em 16 cidades, incluindo Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). O evento também acontece nos Estados Unidos, México, Peru, Colômbia e três outros países fora do Brasil.

Em todos os locais, uma equipe de Franca é responsável por preparar os coordenadores do evento para que a atividade esteja em unidade nas diversas localidades que acontecem. A equipe da Rensa recebeu formação em junho deste ano. Novas formações com a equipe de São Paulo serão feitas até a realização do encontro.

Mais sobre o Hallel / Dia Nacional da Juventude

O Parque de Exposições de Betim, onde será realizado o Hallel, será estruturado com diversas tendas com as seguintes atrações:
  • Hallezinho, com programação para as crianças; Capela, com adoração ao Santíssimo Sacramento durante todo o dia;
  • Módulo Maria, com catequese e louvores à Mãe de Jesus;
  • Confissões, com atendimentos individuais; Arte e Fé,  com oficinas e musicalidade teatro, e bate-papo sobre arte e fé;
  • Renovação Carismática, com formação para membros da RCC, com grupos de oração várias vezes ao dia;  
  • Pastoral Social, com debates e palestras sobre a Ação Social da Arquidiocese de Belo Horizonte;
  • EJC, com atividades para promover a vivência do Encontro de Jovens com Cristo;
  • Vocações, com pregações, orações e orientações sobre o caminho vocacional.

·         No palco central serão realizados os shows e celebrações das missas.





domingo, 18 de setembro de 2016

Membros da Pascom participam de formação sobre Vídeos para Web


Agentes da Pastoral da Comunicação de paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) participaram do curso Vídeos para Web: produção e edição, no sábado, 17. A formação aconteceu no Santuário São Paulo da Cruz, no Barreiro, e foi ministrada pelo jornalista e produtor de TV Vinícius Rangel. Também no encontro, membros da Pascom na paróquia Cristo Redentor demostraram o trabalho desenvolvido com os vídeos para evangelização.

O ensino sobre Vídeos para Web abordou as técnicas necessárias para escolher bem o que filmar, as melhores formas de capitar boas imagens, os tipos de equipamento que podem ser utilizados e o que o agente da Pascom precisa estar atento antes de iniciar as gravações. O jornalista Vinícius Rangel contou ainda um pouco de sua experiência com o trabalho junto à Pascom paroquial na evangelização por meio dos vídeos. Ele também deu dicas de programas para a edição das gravações.

Formação foi conduzida pelo jornalista Vinícius Rangel
Para o jornalista, a inserção dos vídeos nos trabalhos da Pascom deve ser ampliada. “O consumo de vídeo pela internet tem sido cada vez maior e esse recurso precisa ser mais explorado em nossas comunidades de fé, por meio do trabalho da Pastoral da Comunicação”, disse.

Após o ensino, membros da Pascom na paróquia Cristo Redentor, demonstraram como está sendo o trabalho de evangelização por meio dos vídeos. Atualmente eles fazem transmissões de testemunhos e de pequenos trechos das celebrações. Em atividades de maior porte, além de gravar, eles fazem a produção de DVDs para ser comercializados nas comunidades de fé. “Com essa verba conseguimos comprar nossos equipamentos para o trabalho pastoral e investimos no crescimento da Pascom na paróquia”, explicou Hemerson Luiz de Morais, jornalista e um dos membros da Pascom Cristo Redentor.

Para Bernardo Gosaric, um dos membros da Pascom no Santuário São Paulo da Cruz, paróquia que acolheu o encontro, a formação não só ajudou na formação teórica, mas foi um espaço para promover a integração entre as paróquias. “Esse é um momento muito importante para trabalhar a unidade, fazer com a distância física entre as paróquias que compõem a região diminua. A formação nos auxilia não apenas na questão técnica, mas, na teórica, de como trabalhar certas necessidades que as pastorais vão enfrentar no seu cotidiano e na hora de comunicar o evangelho”, pontuou.

Os participantes do encontro fizeram uma avaliação do curso e sugeriram novas temáticas para ser trabalhadas nas próximas formações na Rensa. “Vídeos para Web: produção e edição” foi o terceiro encontro regional da Pascom na Rensa em 2016. Em março, os agentes da Pascom participaram da oficina sobre Redes Sociais e em junho foi a vez da formação sobre Fotografia e Liturgia. Para novembro está prevista uma nova atividade, dessa vez como tema Produção de Conteúdos, com foco na produção de textos para impressos, rádio, TV e web.

Jornalista deu dicas de programas para edição de vídeos

Pascom da paróquia Cristo Redentor falou do trabalho com vídeos




sábado, 17 de setembro de 2016

Conselho Social discute propostas da 5ª APD


Membros do Conselho Social da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), acompanhados do vigário episcopal, padre Jerzy Wydrych, discutiram as propostas da assembleia regional da 5ª APD sobre a inserção social da Igreja. Em reunião, no sábado, 17, o grupo também apresentou sugestões para o Fórum Social deste ano e para o Circuito Sociocultural de 2017.

As cinco propostas de ação pastoral para a inserção social da Igreja apresentadas na assembleia da 5ª APD da Rensa foram refletidas pelo grupo, que já sinalizou o que pode ser encaminhado com trabalho para as pastorais sociais da região. Um dos destaques foi o investimento na Pastoral de Rua e na Pastoral Carcerária. Também foi grifado pela equipe a necessidade de promover mais  missões populares nos ambientes rurais e urbanos.

No dia 19 de novembro deste ano, será realizado o Fórum Social da Rensa. A proposta da atividade é promover um espaço para que todas as paróquias e pastorais apresentem seus trabalhos sociais e participem de minicursos em suas áreas de atuação. A atividade será realizada na Cúria Regional de Contagem e a programação está sendo preparada pela equipe com apoio do Vicariato para Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte (VEASP).

Para 2017, o Conselho Social da Rensa planeja novas atividades para o Circuito Sociocultural da região. A data, local e a dinâmica da ação também foi um dos assuntos tratados. O grupo pretende ainda buscar parcerias para a realização do próximo circuito, que teve sua primeira edição em maio deste ano, junto com a Missa em ação de graças a São José, pelo Dia dos Trabalhadores. 

Reunião foi realizada na Cúria Regional de Contagem