sábado, 27 de fevereiro de 2016

Agentes da Pastoral da Criança recebem capacitação


Equipe levará formação a outras paróquias
Coordenadores da Pastoral da Criança de paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida – Rensa – participaram de um curso sobre introdução e implantação da Vigilância Nutricional, no sábado, 27/2, na cúria regional de Contagem. A prevenção sobre desnutrição e obesidade infantil, a partir do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) das crianças, foi um dos assuntos do ensino. O curso foi conduzido por Elma Vilaça da Silva, da Arquidiocese de Belo Horizonte.
 

Na formação os agentes receberam instruções sobre horta caseira, alimentação saudável e técnicas para medir e pesar as crianças. A capacitação também credencia os agentes pastorais a repassarem o conteúdo aos demais líderes e agentes pastorais nas paróquias da Rensa. Como a iniciativa ainda está em sua fase inicial, apenas as paróquias Jesus Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Contagem, e São Cristóvão, de Betim, receberam a formação. 



A coordenadora da Pastoral a Criança na região, Maria José da Conceição explica as novidades que o curso traz. “Nessa formação é tudo novo, antes só pesávamos as crianças e agora passaremos a medi-las também. Com isso saberemos se elas estão com o peso ideal para a faixa etária e podemos dar os devidos encaminhamentos. A horta caseira e alimentação saudável, serão importantes para auxiliar as mães a terem condições de oferecer aos seus filhos uma comida de qualidade e com baixo custo”, explicou.


Agentes receberam livro com conteúdo atualizado
Ainda de acordo com a coordenadora da pastoral na Rensa, até o segundo semestre de 2016 a Vigilância Nutricional passa a integrar os trabalhos a Pastoral da Criança no setor. “Começamos agora essa primeira fase de atualização. Em até três meses faremos essa mesma formação nas outras paróquias. Ainda neste ano é provável que essas novas técnicas que aprendemos hoje seja usadas com as crianças atendidas pela pastoral”, finalizou Maria José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário