segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Preparação para o mês do dízimo


Padre Cristóvam Lubel, autor de diversos livros católicos pela Editora Pão e Vinho, entre eles “Catecismo do Dízimo” e “Dízimo e Ofertas - Aprofundamento para agentes e equipes” conduziu o Encontro de Formação para Agentes do Dízimo da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida. O encontro aconteceu no sábado, 3/10, na Cúria da Rensa, em Contagem. A formação teve como objetivo oferecer subsídios para trabalhar o mês do dízimo nas paróquias da região e encorajar os leigos na missão pastoral.

Membro da coordenação da Pastoral do Dízimo na Rensa, Dilma Antunes, explica a relevância da formação. “Para mostrar ao outro a importância em devolver o dízimo, o primeiro a ter certeza disso tem que ser a própria pessoa que está na Pastoral do Dízimo. Esse encontro é para fortalecer nossa caminhada, principalmente com a proximidade do mês do dízimo”, disse.

Para padre Cristóvam, que é da diocese de Guarapuava, no Paraná, o propósito do encontro foi oferecer mais que formação aos leigos. “Nosso encontro aqui é para fazer o reavivamento da Pastoral do Dízimo. Tentamos esclarecer o que ainda não foi suficiente, mas também reavivar as pessoas nesse serviço. Nossa intenção é fazer com que elas se sintam animadas, com coragem e tirem suas dúvidas para exercer bem esse ministério”, argumentou.

Há mais de 30 anos dedicados à Pastoral do Dízimo, padre Cristóvam fala do caráter social do dízimo. “A dimensão social do dízimo existe desde os tempos bíblicos. O dízimo sempre foi usado para o culto, para a religião, mas também como partilha com os mais pobres. Hoje a dimensão social é parte integrante da Pastoral do Dízimo. Como podemos adorar Jesus na Eucaristia e negar esse mesmo Jesus no irmão carente? Se somos coerentes fazemos o que Jesus fez: amamos as pessoas como elas são e as apoiamos no que diz respeito à espiritualidade, mas também naquilo que diz respeito ao dia a dia. É a fome, a falta de roupa, a falta de remédio. Ou seja, é ter uma parte do dízimo para amar de forma concreta as pessoas de maior necessidade, de forma concreta”, disse.

A dimensão social do dízimo será um dos temas trabalhados nas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte no mês de novembro. Também serão retratadas a dimensão religiosa do dízimo e a dimensão missionária.

Formação e integração

Além de proporcionar formação, o Encontro da Pastoral do Dízimo na Rensa teve momentos de integração entre os agentes. Durante o almoço, em um clima descontraído, eles puderam trocar experiências da vida pastoral em suas comunidades de fé. Mais de 100 pessoas participaram do encontro.

Confira mais fotos do Encontro da Pastoral do Dízimo na Rensa em: facebook.com/rensa.bh

Nenhum comentário:

Postar um comentário