quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Conscientização ambiental nas celebrações

A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio de sua assessoria de comunicação e marketing, orienta os padres que orientem as comunidades sobre os cuidados na prevenção de incêndio. É pedido aos sacerdotes a leitura de uma recomendação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, abaixo:

O mês de outubro, marcado pelo clima seco, é um tempo propício a incêndios florestais. Dentre as diversas causas dessas ocorrências, estão o uso do fogo na limpeza de roças, na queima de folhas e de lixo, fogueiras mal apagadas e fogos comemorativos, em festas populares.

Os riscos dos incêndios afetam não só as matas e a vida de animais, mas podem interromper o fornecimento de energia elétrica, vital para inúmeras atividades. Eles também poluem o ar e prejudicam a saúde da população, principalmente de crianças e idosos. Além disso, os incêndios ameaçam a vida de pessoas, o patrimônio ambiental e os bens materiais das nossas comunidades. Alguns prejuízos causados são irreparáveis. Sendo assim, é necessário evitar o uso do fogo especialmente nos meses de julho a novembro. E se essa for a única alternativa, evite fazê-lo entre 9h e 16h e nos dias mais quentes e secos. Nesse caso, procure seguir as seguintes orientações:

·         Certifique-se de limpar a vegetação, deixando a terra exposta em volta daquilo que for queimar
·          Nunca ateie fogo em margens de rodovias
·         Nos dias de ventania, não faça a queima de pastagens ou limpeza de terrenos com o uso do fogo

Colabore. Nossa natureza é um dom de Deus e merece todo o nosso cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário