quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Dom Mol orienta sobre Projeto Proclamar a Palavra

A caminhada pastoral e de evangelização na Arquidiocese de Belo Horizonte para os próximos quatro anos (2017-2020) será norteada pelo Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra. Na Assembleia Geral do Clero, realizada na terça-feira, 29 de novembro, Dom Joaquim Mol apresentou um vídeo com orientações sobre o projeto e com informações de como elaborar o Plano de Ação Pastoral nas paróquias e regiões episcopais.

As comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte vivenciam, a partir de agora, importante etapa na construção do Plano Paroquial Pastoral. O trabalho é fundamentado nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte, fruto da 5ª Assembleia do Povo de Deus, que  apresentam prioridades nas seguintes temáticas: Rede de Comunidades / Opção preferencial pelos pobres / Igreja da acolhida / Fé, Política e Cidadania / Família / Protagonismo dos leigos e leigas / Opção preferencial pelas juventudes / Formação integral e permanente / Catequese / Comunicação e Cultura.

Para ajudar na construção do Plano Pastoral Paroquial para os anos de 2017 a 2020, o bispo auxiliar dom Joaquim Mol  gravou um vídeo,  explicando cuidadosamente como  as paróquias devem proceder.

O Plano Pastoral deve ser entregue à Região Episcopal até o dia 20 de março de 2017

Confira as orientações de Dom Mol no link:  https://youtu.be/0RL-lkxOjgU

- Leia aqui o conteúdo do Projeto de Evangelização: Proclamar a Palavra




terça-feira, 29 de novembro de 2016

Vigários são apresentados em Assembleia Geral do Clero


Padres e diáconos da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniram na manhã desta terça-feira, 29, no auditório da PUC São Gabriel, para Assembleia Geral do Clero. No encontro foram apresentados os vigários episcopais e vigários especiais para o próximo triênio (2017-2019). Também foram expostos os encaminhamentos da 5ª Assembleia do Povo de Deus, que recebe o nome “Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra”. A prestação de Contas do Fundo de Solidariedade e o processo de preparação do Plano Pastoral nas Regiões Episcopais e paróquias também foram pautas da assembleia.

A indicação de padre Jerzy Wydrych (Jorge), para continuar exercendo a função de Vigário Episcopal da Região Nossa Senhora Aparecida, foi confirmada por Dom Walmor. Pároco na paróquia São José e São Gabriel Passionista, em Belo Horizonte, padre Jerzy foi indicado para continuar seu mandato à frente da Rensa durante a assembleia regional da 5ª APD e na Assembleia Regional do Clero. 

Outra nomeação anunciada na assembleia, que diz respeito à Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, foi para a função de Vigário Especial para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba. Pároco na paróquia São Sebastião, em Brumadinho, padre Renê Lopes tem a responsabilidade de articular ações pastorais específicas para a realidade da região nos próximos três anos.
Padre Jerzy Wydrych, Dom Walmor e padre Renê Lopes

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra

Cada padre recebeu o diretório em mãos
Fruto da 5ª APD, o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra foi apresentado aos padres e diáconos presentes na reunião. Um exemplar do livreto com as Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte entre os anos 2017 e 2020 foi entregue para cada presbítero presente na assembleia. Dom Walmor, os bispos referenciais Dom Edson Oriolo (Rensc), Dom Joaquim Mol (Rensp) e Dom João Justino (Rense), além do Vigário Episcopal, padre Jerzy Wydrych (Rensa) fizeram a entrega do diretório, que será distribuído para todas as paróquias futuramente.

Para Dom Walmor, a proclamação da Palavra de Deus deve ser a alma do projeto evangelizador da Igreja nos próximos quatro anos. “Não podemos esquecer, obviamente, que somos uma Igreja Eucarística e da Palavra, por isso devemos dar destaque ao processo vocacional e formativo de ministros da Palavra para leigos e religiosos”, disse.

Fundo de Solidariedade

O Fundo de Solidariedade da Arquidiocese, outro assunto da Assembleia Geral do Clero, foi definido por Dom Joaquim Mol como “Um exercício da fraternidade que envolve padres e leigos”. O bispo esclareceu a natureza e finalidade da iniciativa e orientou sobre o processo de indicação do novo conselho administrativo, que terá um representante de cada Região Episcopal. 

 Iniciado em janeiro de 2001, o Fundo de Solidariedade é constituído pela contribuição mensal de 10% da receita bruta de todas as paróquias. A arrecadação tem, entre outros, o objetivo de financiar a construção de igrejas e obras paroquiais, com prioridade para paróquias e comunidades mais necessitadas, além de contribuir para a sustentação de párocos ou padres que tenham exercido ou exerçam atividades pastorais na arquidiocese, em caso de comprovada necessidade.

Plano Pastoral

 Com as diretrizes da 5ª APD em mãos, cada Região Episcopal e paróquia é convidada a elaborar seu Plano de Ação Pastoral. As ações, conforme orientadas por Dom Joaquim Mol, devem incluir compromissos das comunidades de fé que promovam a proclamação da Palavra. 

Na Rensa, a reunião para a elaboração do Plano Pastoral será no sábado, 17 de dezembro, de 8h às 11h, na Cúria Regional de Contagem, e de 13h às 16h, na Igreja Nossa Senhora do Belo Ramo, em Brumadinho.

A Assembleia Geral do Clero acontece duas vezes ao ano e reúne padres e diáconos de toda Arquidiocese de Belo Horizonte. O encontro também acontece em nível regional.

domingo, 27 de novembro de 2016

Curso de evangelizadores capacita novos missionários

Representantes de doze paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) foram capacitados para desenvolverem ações missionárias em suas comunidades de fé. Eles participaram do curso “Evangelizadores Missionários”, nos dias 19, 20, 26 e 27 de novembro, na Cúria Regional da Rensa, em Contagem. A formação, oferecida pela Escola de Evangelização 2000 em parceria com a Rensa, oferece orientações sobre o projeto de evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte, as temáticas do querigma, questões bíblicas, dogmáticas que envolvem a evangelização entre outras.

No domingo, 27, último dia da formação, os participantes estiveram na comunidade Santa Clara, da Paróquia Maria Estrela da Evangelização, no bairro Tirol, em Belo Horizonte, para uma missa de envio. A liturgia foi presidida pelo pároco, padre José Antônio, que também é orientador espiritual da Evangelização 2000.

Após a celebração, foi feita uma ação missionária na Vila Barraginha e bairro Industrial, em Contagem, onde os novos missionários passaram de casa em casa anunciando a Palavra de Deus. “Essa é uma forma de colocar em prática o que foi aprendido no curso e motivar os novos missionários a continuarem os trabalhos em suas comunidades de origem. Esperamos que os participantes motivem que o curso seja oferecido nas paróquias”, explicou um dos coordenadores do curso, Cláudio Bráz.

Para finalizar a formação, os participantes partilharam as experiências vivenciadas nos dois finais de semana do curso. “ Foi muito proveitoso e desafiador, aprendemos o primeiro anúncio e que vivemos em uma Igreja em saída. Durante a missão nas casas, rezamos com em algumas famílias e os moradores nos agradeceram pela visita. Pretendo continuar no trabalho missionário na minha comunidade, principalmente nos grupos de Círculo Bíblico, ao qual participo", disse Éder Carlos Deiró, da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Contagem.

O curso “Evangelizadores Missionários” também é oferecido para as paróquias que solicitam a formação. O contato com a Escola de Evangelização 2000 pode ser feito pelo e-mail contato@escoladeevangelizacao2000.com.br , ou pelos telefones (31) 98836-1506, (31) 3383-8272.




sábado, 26 de novembro de 2016

Conselho Pastoral faz avaliação, planejamento e confraternização



Membros do Conselho Pastoral da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniram na manhã deste sábado, 26, na Cúria Regional de Contagem, para a última reunião de 2016. O grupo fez um balanço das atividades do ano e projetaram as ações para 2017. Também foi um momento de confraternização entre a equipe, que é formada por representantes de pastorais, movimentos e foranias. Os vigários forâneos e Vigário Episcopal também estiveram presentes.

Cada liderança pastoral teve espaço na reunião para falar da caminhada em 2016 e das prespectivas para o próximo ano. Na Pastoral do Dízimo, por exemplo, a coordenadora Dilma Antunes ressaltou a boa participação dos leigos nos encontros de formação e sugeriu maior envolvimento dos padres para mobilizar ainda mais ações pastorais. Nesse sentido, o vigário episcopal, padre Jerzy Wydrych, falou que a Rensa planeja promover, em 2017, um encontro motivacional para o clero cujo tema central será a Pastoral do Dízimo. 

O investimento na Pastoral Vocacional foi um ponto bastante comentado pelo Conselho Pastoral da Rensa. O colegiado reconheceu que é necessário investir na caminhada vocacional em nível regional, já que há bons trabalhos sendo realizados nas paróquias e em nível Arquidiocesano. 

Para a Pastoral Social, a coordenadora Eva Torres disse que um dos temas das formações previstos para 2017 será a abordagem dos trabalhos sociais da Igreja na 5ª APD. "Serão encontros de esclarecimento e motivacionais", explicou a coordenadora.

A coordenadora da Pastoral da Criança, Maria José Lucca, falou dos desafios para o próximo ano. "O sonho da Pastoral da Criança na Rensa é trabalhar com outras pastorais, sobretudo do Batismo. Nosso trabalho atinge muitas paróquias, mas, queremos que mais crianças sejam assistidas", disse. 

O grupo fez ainda o planejamento dos encontros para 2017, que prevê cinco reuniões aos sábados, de 9h às 12h, na Cúria Regional de Contagem, nas seguintes datas:
- 4 de fevereiro;
- 1 de abril;
- 5 de agosto;
- 3 de junho;
- 25 de novembro.

Após a reunião, o grupo participou de um almoço de confraternização. 

Participaram do Conselho Regional representantes das seguintes pastorais e movimentos:
- Apostolado da Oração;
- Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Pastoral Litúrgica;
- Religiosos e religiosas (Pastoral Vocacional);
- Movimento Mãe Rainha;
- Escola de Evangelização 2000;
- Pastoral da Comunicação;
- Pastoral do Dízimo;
- Pastoral da Criança;
- Pastoral da Saúde;
- Pastoral Social;
- COMIDI;
- Pastoral da Juventude;
- Pastoral da Sobriedade.


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Paróquia Nossa Senhora das Graças celebra padroeira

Programação inclui shows do Padre Joãozinho e Frei Inácio José


A paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ibirité, está em festa. A comunidade celebra sua padroeira entre os dias 18 a 27 de novembro. A temática dos encontros é Misericórdia e a programação inclui missas diariamente, barraquinhas e shows. 

No dia 19, os paroquianos vivenciaram um momento muito especial com show do Padre Joãozinho, autor de mais de trinta CDs católicos e autor e canções de evangelização já consagradas, tal como “Conheço um coração”. Antes do show, todas as comunidades participaram da procissão da misericórdia, às 17h30, a partir da Capela São Judas Tadeu, no bairro Centro, e seguiram para a Igreja Matriz, no bairro Alvorada, onde foi celebrada missa pelo frei agostiniano Eustáquio Gouveia, juntamente com os freis mercedários Marcos do Carmo e Elionaldo (OdeM). 

Até o dia 27, domingo, haverá a reza do Terço Mariano às 19h, seguido de missa e novena às 19h30. No dia 27 serão celebradas missas às 7h30, 10h30, 15h, 17h e 19h. 

Confira a programação completa:

- Dias 18 a 26/11 – 19h (oração do Santo Terço), 19h30 novena e missa.
- Dia 27/11, domingo:
 Missas: 7h30, 10h, 
            15h (missa dos enfermos), 
            17h (com carreata saindo da Igreja Matriz), 
           19h (com queima de fogos, barraquinhas e show de Forró com Frei Inácio, pároco).


A Igreja Matriz da paróquia Nossa Senhor das Graças fica na rua Hilário Ferreira Freitas, 166, bairro Centro, Ibirité. Mais informações sobre a programação pelo telefone (31)3533-1204.

Devoção a Nossa Senhora da Graças

No dia 27 de novembro de 1830, Santa Catarina de Labouré, que era freira da Congregação das Filhas da Caridade teve a visão de Nossa Senhora das Graças. Nesse dia, segundo relatou a freira, Nossa Senhora apareceu-lhe mostrando nos dedos anéis incrustados de belíssimas pedras preciosas, “lançando raios para todos os lados, cada qual mais belo que o outro”.

Em seguida, formou-se em torno da Virgem uma moldura ovalada no alto da qual estavam escritas em letras de ouro as seguintes palavras, a bela jaculatória:  “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.


Pe Joãozinho fez show para paroquianos no domingo, 19/11


terça-feira, 22 de novembro de 2016

Nota de falecimento

É com grande pesar que a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida comunica o falecimento de padre Renildo Maia, na tarde desta terça-feira,22.

Padre Renildo era vigário da Forania São Gonçado e pároco na paróquia Jesus Operário, em Contagem.

O velório terá início às 6h, da quarta-feira, 23, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Petrolândia, em Contagem (praça Irmã Maria Paula - Praça do Petrolândia). A missa de corpo presente será celebrada às 14h, por Dom Walmor Oliveira, bispo da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Após a missa, o corpo segue para sepultamento no estado de Goiás, onde mora a família do sacerdote.

Conselho Presbiteral discute ações para 2017


O Conselho Presbiteral da Região Nossa Senhora Aparecida, formado pelos vigários forâneos e pelo Vigário Episcopal, discutiu o planejamento de ações pastorais e formações para 2017. Essa foi a última reunião do grupo neste ano, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 22, na Cúria Regional de Contagem (avenida Babita Camargos, 1083, bairro Industrial).

Um dos assuntos destacados na agenda foi o Plano de Ação Pastoral para a Região, que está em fase de elaboração. O grupo aguarda os direcionamentos da Arquidiocese de Belo Horizonte para dar prosseguimento ao documento, que norteará as práticas pastorais e de formação para os próximos anos. 

Outra pauta do Conselho Episcopal foi a nomeação de um vigário para tratar de assuntos específicos da região do Vale do Paraopeba, que inclui as cidades de Moeda, Piedade dos Gerais, Piedade do Paraopeba, Belo Vale e outras pertencentes à Rensa. " A presença de um responsável por cuidar das particularidades do Vale do Paraopeba vai ajudar a região caminhar ainda mais em unidade", defendeu o Vigário Episcopal, padre Jerzy Wydrych.

Padre Eduardo Lopes, representante do Clero no colegiado, apresentou as propostas de ações para 2017, que prevê formações, momentos de espiritualidade e de convivência para os sacerdotes. Para o padre, tais atividades têm como objetivo consolidar ainda mais a Pastoral Presbiteral na região.

O Conselho Presbiteral da Rensa volta a se reunir em fevereiro de 2017, já com os vigários forâneos que atuarão no próximo triênio (2017-2019), antes, o grupo poderá se encontrar novamente para construir o Plano Pastoral da Região, porém junto com o Conselho Pastoral, formado pela coordenação das pastorais e movimentos da Rensa.

Participaram da reunião:

Padre Evandro Batista, vigário na Forania São Gonçalo; 
Padre Carlos Leroy, vigário na Forania nossa Senhora da Glória; 
Frei Inácio José, vigário na Forania Nossa Senhora das Graças; 
Padre José José Antônio, suplente na forania São Paulo da Cruz; 
Padre Silvério Siqueira, vigário na Forania São Paulo da Cruz; 
Padre Jean Carlos, vigário na Forania Nossa Senhora do Sagrado Coração; 
Padre Osvaldo Ferreira, Forania Nossa Senhora do Sagrado Coração; 
Padre Glayson Dias, vigário na Forania Nossa Senhora da Conceição; 
Padre Fernando Silva, suplente na forania Cristo, Luz dos Povos; 
Padre Eduardo Pedro Lopes, representante do Clero na Rensa; 
Padre Felipe Mendes Santiago, vigário na Forania São Caetano, 
Padre Lino Elias, suplente na forania Senhor do Bonfim; 
Padre Jerzy Wydrych, vigário episcopal na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa)



sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Curso Emaús para juventude

Escola de Evangelização Santo André ( EESA) convida para o curso Emaús, nos dias 10 e 11 dezembro (sábado e domingo). A formação dá continuidade ao curso Nova Vida, promovido na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) em agosto deste ano. O ensino tem como foco a formação de lideranças missionárias jovens para atuação nas paróquias.

O curso oferece estudo panorâmico da Palavra de Deus e os efeitos que ela produz na vida dos cristãos. Os participantes também refletirão sobre as atitudes que são frutos da relação do homem com o Evangelho. A formação tem como objetivo orientar para a caminhada missionária, sobretudo com os jovens.

Para participar do curso é necessário fazer inscrição pelo e-mail eesabh@eesabh.com.br, ou pelo link: http://www.eesabh.com.br/inscricao.html

O investimento é R$20,00 (vinte reais), incluindo almoço e lanche em todos os dias do encontro.


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

1º Hallel Betim e DNJ 2016 são celebrados na Rensa


O primeiro Hallel Betim foi celebrado pela Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida no domingo, 13 de novembro, junto com o Dia Nacional da Juventude, no Parque de Exposições Exposições David Gonçalves Lara (rua do Rosário, 1840, bairro Angola, Betim), de 8h às 18h . O encontro teve como tema “Misericórdia”, e lema “Vinda a Mim todos vós que estais aflitos sob o fardo, e Eu vos aliviarei” (MT 11,28), em referência ao Ano da Misericórdia. Para o DNJ a temática trabalhada foi “Juventude e Nossa Casa Comum”. A atividade reuniu pastorais e movimentos, além de bandas católicas, que se dividiram para oferecer formações, debates, e apresentações culturais. 


A missa de abertura do encontro foi celebrada por padre Glayson Dias, concelebrada por padre Lino Elias Guerra e pelo diácono Oscar Castro. Durante sua homilia, padre Glayson ressaltou que o Halllel é tempo oportuno para refletir sobre o protagonismo do jovem na sociedade e seu chamado a ser um evangelizador. “Precisamos ter pressa, até mais do que aquela pressa que nos pede as redes sociais. Mas, que essa pressa na evangelização não nos deixe míopes para enxergar o que é essencial”, ressaltou o celebrante. Após a liturgia, houve adoração ao Santíssimo Sacramento durante toda programação do Hallel Betim e DNJ, no espaço onde a missa foi celebrada.

Além da capela, o Hallel Betim contou com outros nove espaços de evangelização: Palco Central, onde as bandas se apresentaram durante todo dia; Hallelzinho, com programação especial para crianças; Pastorais Sociais, onde os trabalhos sociais da Igreja foram tema dos debates; Renovação Carismática Católica (RCC), com grupo de oração durante todo dia; Vocações, onde os participantes receberam orientações sobre o caminho vocacional; Santa Maria, com pregações sobre a vida da Mãe de Jesus; Arte e Fé, com oficinas de música, teatro e outras ações culturais; Encontro de Jovens com Cristo (EJC), onde foram promovidas brincadeiras, dinâmicas e reflexões que acontecem no encontro do EJC; e Confissões, onde os participantes puderam receber atendimento de confissão individual e receberam orientações sobre o sacramento. 

A estrutura principal do Hallel Betim e DNJ foi o Palco Central, onde se apresentaram a Banda Toque de Isaac, do Paraná; a cantora Fabrícia Carvalho, a Banda Trilhos do Céu, de Três Corações, no Sul de Minas, e o Ministério de Música Nome Santo. Também no Palco Central a Comunidade Shalom apresentou o espetáculo teatral O Canto das Írias, que retrata a transformação do ser humano em relação ao seu distanciamento com Deus. A peça já foi apresentada em mais de 20 países e em vários estados brasileiros.
Canto das Írias foi uma das atrações do Palco Central

Um dos destaques na programação do Hallel Betim e DNJ da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida foi uma partilha no Módulo Pastorais Sociais, onde dois presidiários relataram suas experiências com a Pastoral Carcerária. Um dos internos, que cumpre pena no Ceresp de Betim, e preferiu não ter o nome identificado, disse que o contato com o trabalho pastoral o ajuda a ter boas perspectivas para sua vida. “É muito gratificante ter o trabalho da Pastoral na no Ceresp Betim. Eles levam palavras de conforto e levantam nossa auto-estima”, conta. Ao final de sua palestra, o detento ensinou os participantes do módulo a fazer origamis, um tipo de artesanato com papel que ele aprendeu nas oficinas da Pastoral Carcerária.

O vigário Episcopal da Rensa, padre Jerzy Wydrych celebrou a missa de encerramento do Hallel Betim e DNJ, às 18h, junto com padre Renato Magno e diácono Oscar Castro. Para padre Jerzy o 1º Hallel Betim sinaliza que Juventude da região está preparada para assumir os desafios na evangelização. Nesse contexto, ele alertou aos jovens que voltem-se para o cuidado com a Casa Comum, que foi a temática proposta pelo DNJ 2016, e tenham muito zelo com o Evangelho, no amor com o próximo e no cuidado com o meio ambiente. Ele também reconheceu a importância da iniciativa da missionária Maria Theodora Lemos Silveira, conhecida como Tia Lolita, idealizadora do Hallel, que atualmente acontece em dezenas de estados brasileiros em diversos países do mundo. A expectativa do vigário é que no próximo ano, o evento seja realizado em agosto e mobilize ainda mais pessoas. “Esse primeiro Hallel foi apenas uma semente plantada na Arquidiocese de Belo Horizonte. Os testemunhos que ouvi hoje me deixam convicto que a mensagem da Misericórdia alcançou muitos corações. Que em 2017 possamos nos encontrar novamente para celebrar com mais pessoas, mais pastorais e movimentos da nossa Igreja”, concluiu o Wydrych.

Mais informações sobre o Hallel Betim podem ser conferidas no blog www.hallelbetim.wordpress.com. Fotos do evento estão disponíveis em facebookcom/hallelbetimoficial.

domingo, 13 de novembro de 2016

Cobertura completa do Hallel Betim



Membros da Pastoral da Comunicação fazem a cobertura do Hallel Betim, celebrado junto com o Dia Nacional da Juventude. Durante todo dia será postados fotos, vídeos e textos com a programação completa.

Confira a cobertura do 1º Hallel Betim em:

sábado, 5 de novembro de 2016

Agentes da Pascom Rensa participam de encontro arquidiocesano

Comunicação e Liturgia foi tema do Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom). A formação foi neste sábado, 5 de novembro, de 9h às 12h, na Paulinas Livraria, em Belo Horizonte. A programação do encontro incluiu ainda a exposição de um trabalho positivo da Pascom, dessa vez, de uma das paróquias da Rensa.

Membro da Comissão de Liturgia da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), Daniel Reis, conduziu a formação e pontuou aspectos importantes que os agentes da Pascom devem conhecer sobre liturgia para melhor exercer os trabalhos pastorais.  "A grande preocupação foi saber primeiramente o que a liturgia comunica para saber o que comunicar na liturgia. Dentro dessa dinâmica, passamos por elementos base de nossa fé, como os sinais sacramentais e como eles comunicam a salvação", disse. 

Durante a formação, agentes da Pascom da paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, no bairro Inconfidentes, em Contagem, apresentaram os trabalhos desenvolvidos na comunidade de fé em favor da evangelização e liturgia. A publicação vídeos com trechos das celebrações litúrgicas e reflexões bíblicas foram alguns dos exemplos expostos pelo grupo.  

Para o assessor  Daniel Reis, a divulgação dessas gravações tem um papel fundamental. "Uma liturgia bem celebrada vai facilitar a apreensão do que é comunicado pela liturgia. Quando temos uma celebração bem preparada e ela ganha projeção por meio dos vídeos, acaba virando um modelo legítimo e bonito para as demais paróquias", ressaltou Reis.

"Comunicação e Liturgia" foi o último Encontro Arquidiocesano da Pascom neste ano. Em nível regional, na Rensa, está prevista formação e confraternização para o mês de dezembro, na Cúria Regional de Contagem (avenida Babita Camargos, 1083, bairro Industrial). Mais informações serão divulgadas em breve no blog e facebook da região (facebook.com/rensa.bh | rensabh.blogspot.com.br.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Emissoras de rádio divulgam Hallel Betim

Programa Devotos da Piedade, foi ao ar no dia 29 de outubro

Faltando poucos dias do Hallel Betim, o evento ganha repercussão nas principais emissoras de rádio Católicas na Arquidiocese de Belo Horizonte. O domingo de evangelização e louvor, que será celebrado com o Dia Nacional da Juventude (DNJ) na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, em 13 de novembro, foi tema do programa Devotos da Piedade, pela Rádio América (750 AM), no sábado, 29 de outubro, e do programa RCC no Ar, pela Rádio Gospa Mira (105,7 FM), no domingo 30 de outubro.

Neste sábado, 5 de novembro, a equipe de organização do Hallel Betim volta ser entrevistada pela Rádio América (750 AM). O bate-papo será no programa Ponto de Vista, que vai ao ar a partir das 13h. A programação pode ser sintonizada também pela internet www.americabh.com.br.

Outra emissora, que tem divulgado o Hallel Betim é a Rádio Liberdade FM (92,9 FM). A programação também pode ser conferida no site www.radioliberdade.com.br.

Clique para saber mais sobre o Hallel Betim: http://rensabh.blogspot.com.br/2016/10/betim-vai-receber-maior-evento-de.html

Hallel foi tema do programa RCC no AR, domingo, 30 de outubro